CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE REJEITA FATIAMENTO DA REDE FEDERAL

Em uma plenária na última terça-feira (27/08), no Centro, o Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (CES/RJ) reafirmou sua posição contrária à municipalização do Hospital do Andaraí e ao fatiamento da rede federal de Saúde na cidade. De acordo com o CES/RJ, a Prefeitura não tem condições de assumir unidades de atendimento de alta complexidade e que são referência em diversas especialidades, como o Andaraí e o Cardoso Fontes, por exemplo. Durante o encontro, os organizadores puseram a proposta de rejeição ao projeto do Governo federal de municipalização em votação e ela foi aprovada pela maioria.

Na reunião, os participantes também criticaram a entrega dos hospitais municipais para organizações sociais e para diferentes gestores, como a Ebserh, a Fundação Oswaldo Cruz e o grupo Conceição. Servidores federais da Saúde criticaram a ministra Nísia Trindade, dizendo que ela está reforçando um projeto que visa a terceirização do SUS e o estado mínimo. O Sindicato dos Enfermeiros do Rio (SindEnfRJ) também luta contra o fatiamento de rede federal no Rio. Seus diretores encontram-se, desde a última segunda-feira (26/08) em Brasília, com faixas e cartazes, pressionando o Governo a voltar atrás na municipalização do Hospital Federal do Andaraí.