Conselho Estadual de Saúde debate crise com o secretário

Aconteceu no último dia 11 uma audiência pública do Conselho Estadual de Saúde com o secretário de Saúde do estado, Luiz Antônio de Souza Teixeira. Também estiveram presentes representantes do Ministério Público estadual, Ministério Público Federal, Defensoria Pública e Frente Nacional contra a Privatização da Saúde. A diretora do SindEnfRJ, Denise Sanches, compareceu ao evento.

Durante a audiência, foi encaminhada ao secretário a reivindicação de o plano emergencial ser assumido pelo gabinete de crise e que a municipalização dos hospitais estaduais seja discutida com os servidores, principalmente com os estatutários.

Ficou decidido que o Conselho Estadual de Saúde fará parte do gabinete de crise. Será criado ainda um grupo de discussão do RH com o Conselho. Outro pleito debatido no encontro foi a realização de auditorias nas OS.

Os integrantes do Conselho defenderam também que as unidades de saúde sejam gerenciadas pela Secretaria de Saúde, e não pelas OS, e que seja efetuado imediatamente o pagamento dos funcionários. O conselheiros pedem ainda a elaboração de um projeto de cessão para os servidores estatutários.

A municipalização dos hospitais Alberto Schwitzer e Rocha Faria não obteve a aprovação do Conselho, pois a instituição não participou em nenhum momento das discussões com os governos do estado e do município do Rio.