Chapa 1 vence as eleições do Coren-RJ

A Chapa 1 venceu, tanto no Quadro 1 (enfermeiros) como nos Quadro 2 e 3 (técnicos e auxiliares de enfermagem), as eleições para o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), realizadas dia 18 de janeiro. Os resultados foram proclamados pela Comissão Eleitoral na sexta-feira e divulgados no site oficial do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

No primeiro quadro, para o qual concorreram dois grupos, foram registrados 13.390 votos válidos, sendo 9.152 (aproximadamente 70%) para a Chapa 1 e 4.238 para a Chapa 2. Para os Quadros 2 e 3, houve 36.435 votos considerados válidos para as três chapas concorrentes. A vencedora, a Chapa 1 recebeu 17.071 votos. A Chapa 2 ficou em segundo lugar, com 11.179, e a Chapa 3 obteve 8.185.

A eleição da semana passada foi a primeira direta, com a ida dos eleitores às urnas e disputa democrática, depois de 20 anos. Ela representa o coroamento do processo de recuperação do Coren-RJ para os profissionais de enfermagem iniciado com a intervenção em maio de 2008. A posse dos novos diretores do Conselho será em março.