Cenas de desrespeito explícito de Cabral e Côrtes aos cidadãos

O governo do estado, mais uma vez, deu demostração de desrespeito aos profissionais de saúde e à população do Rio de Janeiro no lamentável episódio de transferência, durante a madrugada de sábado dos pacientes, do Iaserj. A forma como os doentes foram levados para outas unidades de saúde, na calada da noite e sem aviso prévio às famílias, revela, além de descaso com a pessoa humana, o caráter de um governo que acha que não tem que prestar contas à sociedade.

A convocação de policiais para reprimir a manifestação de servidores e parentes dos pacientes reafirma o autoritarismo que tem sido a marca do governo de Sérgio Cabral e de seu secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, em relação a qualquer questão que envolva manifestações legítimas de trabalhadores e cidadãos. Violência e desrespeito são a marca desse governo.
O Sindicato dos Enfermeiros do Rio Janeiro (SindnfRJ) repudia a irresponsável transferência de doentes, levados em macas sob o frio da madrugada para ambulâncias cercadas por carros da PM. São imagens incompatíveis com o bom senso e com o respeito que qualquer cidadão, ainda mais aqueles que, doentes, precisam de internação hospitalar, merece. Mas, sobretudo, são imagens que deixam claro o que Sérgio Cabral e Sérgio Côrtes sentem pelos cidadãos do Estado do Rio de Janeiro.
O Sindicato dos Enfermeiros ingressou com requerimento de Intervenção no processo, na qualidade de assistente para garantir os direitos dos Enfermeiros e da população do Estado do Rio de Janeiro na ação proposta pela Defensoria Publica da União – processo nº 0040605-96.2012.4.02.5101 que tramita na 23ª Vara Federal com o intuito de fazer respeitar o direito da população e suspender a desativação do Hospital Central do IASERJ, bem como restituir todas as funções hospitalares e assistencias da saúde.