CBCENF reforça luta pelas 30 horas

Uma caminhada pelo Centro de Convenções de Fortaleza em defesa das 30 HORA JÁ encerrou no domingo o 15º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). A manifestação, que teve a participação de profissionais e estudantes, reafirmou a luta pela aprovação do projeto de lei que regulamenta a jornada de 30 horas como a prioridade de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem em todo o país. E deixou claro que não aceitamos protelações e exigimos a imediata aprovação da jornada de 30 horas.

Durante quatro dias, profissionais de todos os estados brasileiros discutiram as condições de trabalho, os principais problemas enfrentados em cada unidade da federação, os avanços e os retrocessos. O CBCENF foi importante também por ressaltar a importância da unidade das três categorias para garantir o respeito a seus direitos. Foi também uma oportunidade para reafirmar a importância do trabalho desses profissionais para a sociedade.

Um dos convidados, o frade dominicano, teólogo, antropólogo, filósofo, jornalista e escritor Frei Betto falou das transformações que influenciam o dia a dia de cada um de nós e que mercantiliza os indivíduos e a vida e que são fonte de guerras, de miséria e de desigualdade. Ele disse que é preciso lutar contra o consumismo e buscar uma sociedade de respeito pelo indivíduo e pela vida.

E a nossa luta é mesmo por um sistema de saúde que privilegie a vida e não o lucro, contra a mercantilização do atendimento e privatização dos serviços públicos.  E que respeite o paciente e o trabalhador, garantindo serviços de qualidade para todos os brasileiros, ricos e pobres, e condições dignas de exercício da profissão.