Carta da 14ª Conferência Nacional de Saúde pede a aprovação já da jornada de 30 horas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A reivindicação de aprovação imediata do projeto de lei 2295/00, que estabelece a jornada semanal de 30 horas para profissionais de Enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares), é uma das incluídas no documento final 14ª Conferência Nacional de Saúde, realizada de 1º a 4 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A inclusão foi aprovada por delegados de todos os estados do Brasil.

Delegações de profissionais de enfermagem de todo o Brasil, convocadas pelo Fórum 30 Horas Já, integrado pelas entidades representantivas da Enfermagem, como Cofen, Aben, FNE e CNTS, compareceram em peso e fizeram, no dia 1º, de uma manifestação na porta do centro de convenções. O presidente do Coren-RJ, Pedro de Jesus Silva, um dos líderes do ato, destacou a importância de a questão da jornada de 30 horas semanais ter sido incluída na Carta da 14a Conferência Nacional de Saúde.

Ele disse que essa é uma grande vitória para a Enfermagem brasileira, mas alertou que é preciso que todos os profissionais fiquem atentos e mobilizados até que o PL 2295/00 seja aprovado. Pedro de Jesus Silva estava acompanhado em Brasília da presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Mônica Armada e da deputada estadual, Enfermeira Rejane (PcdoB).