Caravana parte do Rio para defender em Brasília 30 Horas Já

Enfermeiros lotaram os ônibus para participar da manifestação Quatro ônibus saíram do Rio. Outro partiu da cidade de Macaé

Aproximadamente 250 enfermeiros, em cinco ônibus, partiram ontem do Rio de Janeiro para se juntar aos milhares de representantes da categoria que participam nesta quinta-feira, em Brasília, de manifestação pedindo a imediata inclusão na pauta de votação do Congresso do projeto de Lei 2.295/00, que estabelece a jornada semanal de 30 horas para profissionais de Enfermagem: enfermeiros, técnicos e auxiliares. A caravana é organizada pelo Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ), pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren- RJ) e pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e conta com a participação de trabalhadores de várias regiões do estado.

A enfermeira Ana Claudia Nascimento, de Rio das Ostras, ressaltou a necessidade da aprovação da jornada semanal de 30 horas. “Trabalho para as prefeituras de Cabo Frio e de Rio das Ostras. Em cada uma, a jornada é de 40 horas. Somos muito explorados dessa forma. A luta pelas 30 horas semanais é de todos nós e, juntos, tenho certeza que vamos conseguir. Estou indo pra Brasília conseguir esse direito”.
A campanha 30 Horas Já está sendo coordenada pela Federação Nacional dos Enfermeiros, com participação dos sindicatos de todo o Brasil. A meta é garantir a votação e a aprovação do projeto de Lei 2.295/00, que, já aprovado pelas comissões do Congresso, espera votação desde 2009.
A aprovação da jornada semanal de trabalho de 30 horas foi recomendada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Organização das Nações Unidas (ONU), pela 2ª Conferência Nacional de Recursos Humanos para Saúde e pela 3ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho. Elas reconhecem que os trabalhadores em saúde convivem com situações extremas de sofrimento e exposição a ambientes insalubres.

Essa é uma luta de todos os  profissionais da Enfermagem e de toda a sociedade. Afinal, é a ela que se destina o trabalho dos enfermeiros, dos técnicos e dos auxiliares de enfermagem. Por isso, não há justificativa para se protelar a aprovação do texto que estabelece a jornada de 30 horas semanais, que seria um grande avanço não apenas para os trabalhadores da Enfermagem, mas também para a qualidade dos serviços de saúde.