Hospital de Saracuruna suspende atividades; sindicato convoca assembleia para decidir greve no estado

Anote na sua agenda: o SindEnfRJ convoca para assembleia virtual nesta segunda-feira, 20 de julho, às 10h, para deliberar sobre uma pauta de suma importância para os profissionais de enfermagem contratados pelas OS que administram unidades de saúde do estado: atrasos salariais e definição de greve. A plataforma utilizada será a Zoom. A assembleia se dará de forma conjunta com o Sindicato de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem. É muito importante uma expressiva presença de enfermeiros na assembleia, pois na terça-feira (21) acontece mais uma audiência no TRT, durante qual as deliberações dos trabalhadores serão informadas ao tribunal.

A situação é de descalabro total. Fora os atrasos de salário, que têm submetido os trabalhadores a privações de toda ordem, a falta de repasses do estado para as OS instalou o caos em várias unidades, com falta de papel e até de água para beber. Nesta quarta-feira (15), a OS Iabas, espécie de líder do ranking de denuncias de falcatruas e desvios, anunciou o fim das atividades do Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, alegando falta de repasses por parte do governo do estado. A decisão trará graves prejuízos ao atendimento de saúde dos moradores de toda a Baixada Fluminense que demandam a unidade.

É preciso dar um ponto final na irresponsabilidade do governo do estado e na farra das OS com dinheiro público. Saúde é direito de todos previsto na Constituição. Todos e todas à assembleia.