Câmara dos Deputados aprova projeto que reduz tempo de contribuição previdenciária para aposentadoria integral de pessoa com deficiência

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou no dia 20 de março proposta de redução do tempo de contribuição e de idade para a concessão de aposentadoria a pessoas com deficiência. Pelo projeto, para os casos de deficiência grave, o limite de tempo de contribuição para aposentadoria integral de homens passa de 35 para 25 anos; e de mulheres, de 30 para 20 anos. Quando a deficiência for moderada, o tempo de contribuição passa a 29 anos para homens e a 24 para mulheres. Caso a deficiência seja leve, o tempo será de 33 anos para homens e 28 para mulheres.

Já a aposentadoria por idade passa de 65 para 60 anos, no caso dos homens, e de 60 para 55 anos, no caso das mulheres, independentemente do grau de deficiência. A condição é contribuir por pelo menos 15 anos de contribuição e comprovar a deficiência por igual período. Regulamento do Executivo definirá as deficiências consideradas graves, moderadas e leves para a aplicação da lei.

Atualmente, a legislação previdenciária não estabelece diferença nos critérios de aposentadoria para pessoas com deficiência. O substitutivo, já aprovado também pela Comissão de Seguridade Social e Família, tramita em regime de urgência e ainda será examinado pela Comissão de Finanças e Tributação, que o analisará quanto a sua viabilidade orçamentária. O texto será votado também pelo plenário da Câmara.