CÂMARA DE VEREADORES DERRUBA VETO A PCCS MUNICIPAL DO RIO

A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro derrubou, na última quinta-feira (25/08), os vetos do prefeito Eduardo Paes aos parágrafos 1 e 3 do Artigo 50 da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2023. Com isso, emendas de autoria do presidente da Comissão de Saúde da Casa, o vereador Paulo Pinheiro (PSol), definindo a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos profissionais de Saúde, voltaram para o texto. Incluídas, inicialmente, na redação final da LDO – o PL 1.172-A/22 – aprovada em junho, elas também exigem previsão de orçamento e de finanças para efetivar a reformulação do PCCS.

Para o Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ), trata-se de uma grande vitória dos servidores. Os dirigentes afirmam que a intersindical vai continuar e que a luta para que o PCCS municipal vire uma realidade será o foco da categoria. Durante a apreciação dos vetos na sessão da Câmara, o vereador Paulo Pinheiro comentou que os profissionais de Saúde da cidade do Rio têm um salário muito defasado e que precisam acrescentar a ele o tempo de serviço. Ele declarou acreditar que o Plano de Cargos e Salários, além de valorizar o servidor da área, incentivará uma maior capacitação dos trabalhadores.