Brasil tem sexta economia do mundo e o 84º IDH

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A divulgação, na terça-feira, pela Organização das Nações Unidas (ONU), do relatório do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), referente a 2011, mostrou o Brasil em 84º lugar. O IDH mede o nível de desenvolvimento das nações com base em indicadores de expectativa de vida, escolaridade e renda per capita.

No mesmo dia, o Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou estudo informando que ainda este ano a economia brasileira ultrapassará a do Reino Unido e será, em dezembro, a sexta maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, da China, do Japão, da Alemanha e da França. No fim do ano, o PIB do Brasil alcançará US$ 2,44 trilhões, ante US$ 2,41 trilhões do PIB britânico.

A comparação dos números mostra que ainda é preciso fazer muito para que o crescimento da economia se transforme efetivamente em benefício para a população. O relatório do IDH informa que a melhoria da qualidade de vida no Brasil se deu, por exemplo, em ritmo mais lento que em outros países considerados emergentes, como China, Índia e Rússia.

E mostra ainda o Brasil, apesar de sua importância econômica, atrás de países mais pobres, como os vizinhos Equador (83º), Peru (80º) e Venezuela (73º) e, ainda no âmbito da América Latina, distante de Cuba (51°), Uruguai (48º), Argentina (45°) e Chile (44º). E atrás mesmo de países que passaram por guerras, como a Bósnia-Herzegóvina (74º) e Sérvia (59º). Os cinco primeiros do ranking são Noruega, Austrália, Holanda, Estados Unidos e Nova Zelândia.