BANCADA SINDICAL REPUDIA FATIAMENTO DA REDE FEDERAL NO RIO

Em reunião ocorrida nesta quinta-feira (25/04), na sede do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH) do Ministério da Saúde, no Centro do Rio, entidades representativas do movimento sindical prepararam um documento que foi entregue à diretora interina, Cida Diogo, repudiando o fatiamento da rede hospitalar federal na capital fluminense. A bancada dos sindicatos diz ser contra qualquer modelo de gestão privatizante e que não seja 100% público. Os trabalhadores da Saúde aproveitaram ainda para expressar repúdio à nomeação da subsecretária Municipal de Saúde do Rio, Teresa Navarro, cujo histórico é ligado às OSs, para ocupar a direção do DGH.

Durante a reunião da Mesa Setorial do MS, os representantes sindicais falaram sobre os problemas vivenciados hoje nos hospitais e institutos federais da cidade. Eles debateram questões como o desabastecimento, a falta de RH, as precárias condições de trabalho e o fechamento de leitos e enfermarias, dentre outros assuntos. Sobre a reestruturação da carreira CPST que está sendo discutida com as entidades nacionais, o Ministério informou que prepara uma nova tabela adicional de qualificação e titulação. Além disso, o Governo declarou que a Medida Provisória para renovar e garantir os empregos dos CTUs está na Casa Civil aguardando publicação.

Na última quarta-feira (24/04), os sindicatos também fizeram uma manifestação na Rua México para alertar a população sobre o fatiamento dos hospitais federais e a entrega dos mesmos para as organizações sociais, como o Grupo Conceição e a Ebserh.