BANCADA SINDICAL CRITICA FATIAMENTO DA REDE FEDERAL NO RIO

Em nota publicada esta semana, a Bancada Sindical dos Trabalhadores de Saúde da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNSPSUS) faz duras e pertinentes críticas ao Governo federal e ao fatiamento das unidades de Saúde da União no Rio. De acordo com o movimento, os hospitais da cidade encontram-se sucateados e sofrem com a falta de investimentos, a carência de trabalhadores e o descumprimento do princípio da integralidade das ações e serviços do SUS. O texto da nota assinada pela Bancada Sindical segue alertando que o fatiamento acarretará sérios prejuízos à população brasileira que depende desses importantes equipamentos de Saúde.

Na nota ainda, os integrantes do MNSPSUS fazem coro ao que dirigentes do Sindicato dos Enfermeiros do Rio (SindEnfRJ) têm dito a todo momento: a Prefeitura do Rio não tem estrutura e nem competência para assumir hospitais de alta complexidade, como o Andaraí e o Cardoso Fontes. A Bancada Sindical destaca que o Município carece de expertise necessária e de interesse político para a gestão das unidades da rede federal, tendo, inclusive, terceirizado a administração da rede municipal. Além disso, os Trabalhadores de Saúde da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS chamam atenção para o descaso do Ministério da Saúde que não realiza concursos públicos há 20 anos.