AUDIÊNCIA NA CÂMARA DO RIO DISCUTE PRIVATIZAÇÃO DA REDE FEDERAL

O plenário da Câmara de Vereadores do Rio foi palco de uma audiência pública, na última segunda-feira (29/04), para tratar da privatização e da transferência dos hospitais federais para a Ebserh, para a Prefeitura, para o Governo estadual e para Parcerias Público-Privadas (PPP). Presentes ao local, no Centro do Rio, representantes do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) contaram que o apelo do encontro foi por não fragmentar a rede federal, mas, sim, promover concursos públicos, estabelecer carreiras e manter os hospitais da União e o SUS inteiramente gratuitos.

Além disso, os participantes também quiseram deixar clara a oposição à nomeação da nova diretora do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), Teresa Navarro.

Convocada pela Comissão de Saúde da Câmara, presidida pelo vereador Paulo Pinheiro (PSol), a audiência deveria ter contado com a presença de funcionários do Ministério da Saúde. Porém, ninguém do Governo federal compareceu. Com as galerias lotadas, o encontro terminou com os profissionais de Saúde gritando palavras de ordem contra a nova diretora do DGH, que foi subsecretária Municipal de Saúde do Rio.