ATO MÉDICO: Mobilização no Rio e vigília em Brasília exigem manutenção dos vetos

SindEnfRJ realiza mobilização no Instituto Nacional de Cardiologia e pressiona deputados e senadores

A semana começou bastante movimentada para a categoria dos enfermeiros e de outras profissões da área da saúde. Com a apreciação dos vetos presidenciais ao “Ato Médico” pelo Congresso Nacional marcada para esta terça-feira (20/8), às 19h, os profissionais de saúde intensificaram as mobilizações para que os parlamentares mantenham os vetos, garantindo a autonomia das diversas profissões.

Como parte destas mobilizações, o Sindicato realizou, na manhã desta segunda (19/8), um ato na porta do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), em Laranjeiras, que contou com o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RJ) e do Sindicato dos Bancários do Rio. Na terça (20/8), diretores do SindEnfRJ estarão em Brasília, junto a profissionais de saúde de todo o país, para pressionar deputados e senadores a manterem os vetos.

Interesse público em primeiro lugar

Para a presidenta do SindEnfRJ, Mônica Armada, ninguém é contra a regulamentação profissional da medicina, que é o objetivo da lei do “Ato Médico”, mas o interesse público deve ser sempre prioridade. “Estamos indo pros hospitais e pras ruas defender um SUS (Sistema Único de Saúde) de qualidade para todos e para isso é preciso que haja autonomia das profissões. A regulamentação profissional de uma categoria não pode se sobrepor às políticas de governo e ao interesse público”, explicou.

“É importante que os vetos sejam mantidos. A presidenta Dilma foi eleita para defender o interesse público e foi exatamente isso que ela fez ao vetar alguns artigos do ‘Ato Médico’, pois o projeto original ameaçava políticas e programas de saúde do governo”, completou a presidenta do SindEnfRJ. Além de enfermeiros do Instituto Nacional de Cardiologia, o ato também contou coma participação do presidente da CUT-RJ, Darby Igayara, e do presidente do Sindicato dos Bancários do Rio, Almir Aguiar.

Dilma garante que lutará pelos vetos

Interlocutores da presidenta Dilma, como a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, já declararam que o governo poderá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) caso o Congresso Nacional derrube os vetos ao “Ato Médico” e a outros projetos que também serão apreciados na sessão desta terça (20/8). O governo quer evitar “judicialização” de matérias, mas entende que os vetos foram feitos com base na constitucionalidade e no interesse público e, portanto, não devem ser derrubados pelos parlamentares.

Confira abaixo mais fotos do ato.