ATO MÉDICO: É hora de lutar pela manutenção dos vetos

Mobilizações, abaixo-assinado e mensagem aos parlamentares fazem parte do calendário de agosto

A votação dos vetos presidenciais à “Lei do Ato Médico” pelo Congresso Nacional, que tem a prerrogativa de mantê-los ou não, está prevista para o próximo dia 20 e, por isso, as diversas categorias de trabalhadores da saúde, incluindo os enfermeiros, já intensificaram as mobilizações para que não haja retrocesso. Mobilizações, abaixo-assinado e mensagem aos parlamentares são algumas das ações realizadas no mês de agosto pelo SindEnfRJ e demais entidades de trabalhadores da saúde.

É importante ressaltar que não há disputa entre categorias de profissionais de saúde na questão do “Ato Médico”, mas sim a defesa da autonomia profissional, que já existe e seria sacrificada sem os vetos presidenciais.

Mobilizações

O SindEnfRJ está fazendo visitas diárias às unidades de saúde do Rio para conversar com a categoria sobre a importância da manutenção dos vetos. O objetivo é mobilizar os enfermeiros para esta luta e transformá-los em multiplicadores das nossas reivindicações junto aos colegas de trabalho, pacientes, familiares e população em geral.

Abaixo-assinado

O abaixo-assinado online (clique em http://goo.gl/YiBZ9G para acessar) já conta com mais de 15 mil assinaturas de todo o país, mas precisa de muito mais para ajudar a convencer os parlamentares do interesse público pela manutenção dos vetos. É importante que todos os enfermeiros assinem e peçam a seus colegas de trabalho, pacientes, familiares e conhecidos em geral para também assinarem e apoiarem a luta dos trabalhadores por saúde pública, gratuita e de qualidade.

Mensagem aos parlamentares

O SindEnFRJ está enviando ofício a todos os 49 parlamentares do estado no Congresso Nacional (46 deputados federais e 3 senadores) explicando a importância da manutenção dos vetos para a saúde pública e, consequentemente, para a população que depende dela. No texto, o Sindicato pede, em nome dos enfermeiros do estado, o apoio dos parlamentares na votação prevista para o próximo dia 20 de agosto, quando Câmara e Senado se reúnem em sessão conjunta para deliberar sobre vetos presidenciais pendentes. O SindEnfRJ também orienta os enfermeiros a enviarem mensagens aos parlamentares por meio do site criado especificamente para isso (clique em http://goo.gl/pk8nT8 passar acessar).