Ao recorrer ao Supremo contra o PCCS da saúde, Witzel afronta e desrespeita o Poder Legislativo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Além de enganar as lideranças dos servidores, encenando uma negociação quando já tinha recorrido ao STF, o governador Witzel, ao ingressar com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o PCCS da saúde estadual, afrontou os deputados desrespeitando um pilar fundamental do regime democrático que é a autonomia e a separação dos poderes.

Reivindicação dos servidores da saúde que já dura décadas, O PCCS virou lei em abril de 2018 com a aprovação pela Alerj da  Lei 7946/18. Na sequência, no entanto, o então governador Pezão vetou a lei. Mas em maio os parlamentares derrubaram o veto.

O reconhecimento por parte dos deputados em relação à justiça do pleito dos servidores, que levou à aprovação da lei à derrubada do veto, é fruto de um longo processo de discussões na Casa, envolvendo os parlamentares e as entidades da categoria.

Tanto a Comissão de Saúde da Alerj como o presidente Andre Ceciliano participaram ativamente das articulações para tornar realidade o PCCS. Poucas leis foram aprovadas pela Alerj com base em tanto amadurecimento e firmeza de convicção dos parlamentares. É importante lembrar que a categoria da saúde é única a não dispor de um plano de carreira e que sua plena implantação, de acordo com a lei agora contestada judicialmente por Witzel, está prevista para acontecer em 48 meses.