A UNIDADE AGORA É O LEMA DA ENFERMAGEM!!!

A UNIDADE AGORA É O LEMA DA ENFERMAGEM!!!
A Enfermagem esteve presente na 14º Conferência Nacional de Saúde e marcou sua participação.
Todas as Lideranças Nacionais trabalharam arduamente para que a categoria pudesse contabilizar várias vitórias que nos ajudarão a avançar na luta pelo reconhecimento e valorização profissional no próximo ano.
As Entidades que compõe o Fórum Nacional 30 horas já (FNE, COFEN, ABEN e CNTS) realizaram várias atividades de mobilização para discutir a aprovação do PL 2295/00, que regulamenta a jornada de trabalho da Enfermagem.
No dia 30/11 realizamos uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados que culminou com a entrega de um Requerimento assinado pelos Líderes de todos os partidos ao deputado Marco Maia, presidente da casa, que assumiu o compromisso com as entidades de colocar na pauta da primeira reunião do Colégio de Líderes do próximo ano.
No dia 01/12 aconteceu um grande ato da Enfermagem o qual denominamos Caravana da Enfermagem, que contou com profissionais de todos os Estados do Brasil. Era a Enfermagem Organizada politicamente demonstrando sua força na abertura da 14ª Conferência Nacional de Saúde.
Os trabalhadores que saíram como Delegados em conjunto com as Entidades da Enfermagem se reuniram definindo como estratégia aprovar, nos grupos de trabalho, a proposta da Jornada de 30 horas para a Enfermagem e uma Moção de apoio e apelo para o Congresso Nacional, Presidência da República e Ministério da Saúde. Conseguimos vitória em mais de 10 grupos, com mais de 70% dos votos, indo a proposta direto para o Relatório Final e a Moção foi aprovada por unanimidade no plenário.
O mais gratificante, foi o reconhecimento dos Usuários que compreenderam a importância para a Enfermagem e para a qualidade da assistência. Compreenderam que todos ganham, inclusive a sociedade brasileiro.
Reunimos-nos com o Ministro Gilberto Carvalho (Secretario Geral) que ouviu atentamente as Entidades representantes da Enfermagem sobre o adoecimento da categoria, sobrecarga e péssimas condições de trabalho que consequentemente afeta a qualidade do atendimento. O resultado foi que ele assumiu o compromisso de dialogar com o Ministro da Saúde sobre a importância do PL 2295/00 para os trabalhadores e para a sociedade.
Por fim, ao termino da Conferência o Ministro da Saúde Alexandre Padilha apresentou Carta ao plenário onde constavam compromissos do ministério para o próximo período, entre eles a Jornada de 30 Horas para a Enfermagem e para as demais categorias do SUS, sem redução de salários.
Todas estas vitórias demonstram a força da Enfermagem e a importância de nos mantermos unidos, pois só assim poderemos conquistar a valorização que merecemos.
Precisamos continuar mobilizados. A luta ainda não terminou, ao contrário, está apenas começando.
A ENFERMAGEM MERECE MUITO MAIS. CONTAMOS COM VOCÊS!!!
Solange Aparecida Caetano
Presidente da FNE