A IMPORTÂNCIA DE SER SINDICALIZADO

Sindicato é uma associação de pessoas que fazem parte de um mesmo segmento trabalhista. Seu objetivo principal é a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos de seus associados. Também é papel dos sindicatos organizar greves e manifestações voltadas para a melhoria salarial e das condições de trabalho da categoria.

Os sindicatos são os legítimos representantes dos trabalhadores junto aos empregadores.  Sindicalizar-se significa participar de ações que valorizam o ofício de cada trabalhador e lutar para manter direitos já conquistados e para ampliá-los.

Somente organizados em suas entidades representativas de classe é que os trabalhadores e as trabalhadoras conseguem se qualificar e se fortalecer para promover negociações visando o atendimento de suas reivindicações coletivas. É claro que não basta se sindicalizar. É preciso participar efetivamente das lutas por novas conquistas e garantias de direitos.

É fundamental que sejamos sócios de nossa entidade. Não só porque ela nos traz algum benefício, mas sim porque ela luta ao nosso lado buscando incessantemente melhorar a nossa vida. Esse tipo de trabalho às vezes aparece muito pouco. É comum não damos valor quando o nosso sindicato pressiona os políticos, conquistando direitos e, principalmente, não deixando que nos tirem aqueles direitos que já conquistamos.

O sindicato  é a expressão máxima da união dos trabalhadores de uma determinada categoria ou região. Ele pode e tem a obrigação de defender toda e qualquer injustiça que seja cometida contra a categoria que representa, ao mesmo tempo que, através de seus representantes, tenta conseguir melhores condições de trabalho. Mas o sindicato só tem condições de ser um instrumento eficiente de luta se os trabalhadores o fizerem forte, dinâmico e aguerrido.

E você? É sindicalizado? Participa das reuniões do seu sindicato? Colabora para o engrandecimento da sua categoria profissional? Ou apenas aceita a vida como ela é? Procure seu sindicato, Sindicalize-se, faça a sua parte para que um dia possamos ser uma verdadeira Nação! “A união faz a força”.

DIRETORIA DO SINDICATO DOS ENFERMEIROS DO RIO DE JANEIRO