Dezenas de enfermeiros partiram ontem para Brasília na caravana organizada pelo Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) para participar do grande ato público que será realizado nesta quarta-feira em frente ao Congresso Nacional em defesa da jornada semanal de 30 horas para profissionais de enfermagem. A manifestação, organizada pelo Fórum 30 Horas Já, tem como objetivo cobrar a colocação em pauta do projeto que regulamenta a jornada de 30 horas.
Além da manifestação, ao Fórum 30 Horas Já vai organizar um acampamento na porta do Congresso para pressionar os deputados a votarem e aprovarem imediatamente o projeto. O objeto é manter a mobilização em Brasília, com representantes da categoria de todos os estados, até que a proposta de mudança de jornada seja aprovada.
A presidente do SindEnfRJ, Mônica Armada, afirmou que não há mais motivo para protelação da votação, já que o projeto já passou e foi aprovado por todas as comissões no Congresso, está pronto para ir a plenário e é um compromisso assumido pela presidente Dilma Rousseff durante a campanha eleitoral. “Se o Congresso não decidir logo, o próximo passo da categoria será buscar o diálogo direto com a presidente”, afirmou Mônica.
Além disso, lembrou ela, a jornada de 30 horas para profissionais de enfermagem é uma recomendação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que reconhece que, por causa da especificidade de seu trabalho, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem devem ter jornada semanal máxima de 30 horas.
A presidente do SindEnfRJ esclareceu que o objetivo do projeto é garantir aos trabalhadores de enfermagem melhores condições de atendimento à população, que é o alvo de seu trabalho. “A aprovação da jornada de 30 horas será uma vitória da sociedade, que terá à disposição profissionais menos cansados e com melhores condições de aprimoramento profissional”, afirmou Mônica.
Os enfermeiros do Rio partiram animados para conseguir
a jornada de 30 horas