O Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) realizou, nesta segunda-feira (27/01), dois encontros com profissionais de Saúde que trabalham no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), zona Norte do Rio. Em um deles, a diretoria do SindEnfRJ reuniu-se com servidores estatutários e com o pessoal que trabalha sob o regime de Contrato Temporário da União (CTU). Na outra reunião, foi a vez de uma assembleia com os funcionários do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), que está a frente do HFB desde o fim do ano passado. Em ambos os casos, a discussão girou em torno das melhorias das condições de trabalho da categoria e da garantia dos direitos das enfermeiras e dos enfermeiros.
No primeiro encontro, a presidente do SindEnfRJ, Elizabeth Guastini, fez questão de informar aos presentes que tanto o Sindicato dos Enfermeiros quanto o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem conseguiram duas vitórias importantes para os trabalhadores: a manutenção da carga horária de 30 horas e a permanência da escala de 24 x 120. Além disso, uma Mesa de Negociação dentro do HFB foi aberta, com previsão de início de funcionamento em 60 dias. Já o segundo encontro, com os enfermeiros de contrato temporário com o GHC, resultou em um documento de Acordo Coletivo que será enviado para a diretoria do Hospital de Bonsucesso para que alguns impasses trabalhistas sejam solucionados.
Elizabeth Guastini listou alguns impasses: o não pagamento do adicional noturno, a insalubridade que é uma garantia constitucional e que ainda não foi depositada na conta dos enfermeiros e a não entrega do vale-refeição, dentre outros. O Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro reafirma sua posição na luta pelas conquistas e pela garantia dos direitos da categoria, evitando qualquer prejuízo tanto para estatutários quanto para profissionais de contrato temporário.