NOTA DE ESCLARECIMENTO: FALA DA MINISTRA DA SAÚDE AO BOM DIA RIO

Em entrevista ao telejornal Bom Dia Rio, da TV Globo, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ao ser questionada sobre a crise nos hospitais federais e a portaria de cessão do Hospital de Bonsucesso (HFB), afirmou que a medida tem como objetivo “entregar à população serviços de qualidade” e garantiu que “os atuais trabalhadores terão seus direitos preservados”.

Entretanto, a referida portaria oferece como opção aos “atuais” trabalhadores – que, na verdade, são o maior patrimônio da instituição – a possibilidade de desligamento e de transferência para outras unidades. Esses profissionais são altamente qualificados e experientes, responsáveis por atendimentos complexos e pela formação de milhares de outros profissionais de Saúde ao longo de décadas de dedicação ao serviço público. Para tais trabalhadores, a única certeza será a porta de saída.

A ministra ignora a relevância da própria instituição de onde veio, a Fiocruz, referência na formação de gestores em saúde pública para o Rio de Janeiro e para o Brasil. Em vez de aproveitar os profissionais capacitados da região, Nísia trouxe, em um avião da FAB, gestores do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), do Rio Grande do Sul, para assumir cargos no HFB. Essa movimentação implica o desvio de recursos já escassos, originalmente destinados ao HFB, para “qualificação” desses gestores vindos de fora.

Além disso, Nísia afirmou que a resistência à reestruturação da rede federal se limita a um sindicato. Essa alegação não corresponde à realidade, pois há um consenso amplo entre sindicatos, federações representativas dos trabalhadores da Saúde e movimentos sociais em defesa do SUS. Essa mobilização já se manifestou por meio de diversas notas, documentos e reuniões contrárias ao desmonte da rede federal.

Com essa atitude, Nísia Trindade compromete sua biografia ao atropelar os mecanismos de controle social do SUS e desconsiderar a luta sindical e popular em defesa da saúde pública. A rede federal, que já resistiu a tentativas de privatização nos governos de Michel Temer e de Jair Bolsonaro, também resistirá a Nísia Trindade!

Assinam a Nota de Esclarecimento:

FENASPS
SINERJ