SERVIDORES SE MANIFESTAM CONTRA ENTREGA DO HOSPITAL DE BONSUCESSO

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) uniu-se aos servidores do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), na manhã desta terça-feira (15/10), em uma manifestação contrária à decisão da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que entregou a administração da unidade para o Grupo Hospitalar Conceição (GHC). A descentralização dos serviços do HFB foi oficializada através de uma portaria publicada no Diário Oficial da União desta terça. Ao lado dos funcionários, que impediram que integrantes da nova direção entrassem no hospital, a presidente do SindEnfRJ, Elizabeth Guastini, disse que a verba que será entregue ao GHC poderia ser utilizada pela atual administração para colocar a unidade “em pé”. Elizabeth informou ainda que os trabalhadores da Saúde foram enganados, pois a ministra Nísia tinha garantido que não haveria mudanças na rede federal do Rio.

Presente na manifestação e diretora do Sindicato dos Enfermeiros, Mônica Armada chamou a política atual do Ministério da Saúde de entreguista. Ela comentou que o MS não representa o governo progressista eleito em 2022. Os servidores também fizeram questão de citar alguns nomes de secretários do MS como mentores da entrega da rede federal para a administração de terceiros. Um dos principais responsáveis e o mais lembrado foi o secretário Adjunto de Atenção Especializada à Saúde, Nilton Pereira Júnior, que tem sido classificado como um traidor que está de olho somente no orçamento do HFB. De acordo com o site do MS, R$ 167,4 milhões foram alocados na unidade em 2024 e R$ 263 milhões estão previstos para 2025. O SindEnfRJ denunciou ainda que a atual gestão do ministério tem negligenciado a defesa do SUS, uma das principais propostas de campanha do Governo Lula.

A presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Rio (ABEn-RJ), Solange Belchior, também participou da manifestação em frente ao HFB na defesa do SUS e dos servidores federais.