MESA DE NEGOCIAÇÃO DISCUTE PROGRESSÃO, QUALIFICAÇÃO E CONCURSO

A Diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) participou, na última quinta-feira (26/09), da reunião ordinária da Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS, na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), na Tijuca, zona Norte do Rio. Após o encontro, os representantes dos trabalhadores e da administração pública falaram sobre as demandas e decisões tratadas. De acordo com o subsecretário de Saúde, Leonardo Ferreira, o Governo espera uma resposta da Secretaria de Fazenda para decidir sobre progressão, adicional de qualificação e Gratificação do Desempenho de Atividade (GDA). Os sindicatos presentes propuseram que, depois da regulamentação da progressão, o Estado efetue também o pagamento de valores retroativos. Sobre o concurso público, Ferreira informou que há previsão para que ele seja realizado, em 2025, apenas para as unidades da SES.

Presente na reunião, o secretário Geral do SindEnfRJ, Marco Schiavo, denunciou a situação dos estatutários que não estão lotados em nenhum setor e que, por conta disso, sofrem com as mudanças abruptas da escala de trabalho, sem saber ao certo onde vão prestar serviço a cada dia. As escalas, aliás, foram trocadas de 24×120 para 12×60. Durante o encontro, os movimentos sindicais também cobraram a negociação dos acordos coletivos por parte da FSERJ, além de apontarem a necessidade de recomposição salarial e de discutir a remuneração abaixo do Piso Nacional, a ausência de PCCS e a desprecarização de vínculos. No início de outubro, haverá uma reunião extraordinária da Mesa do SUS para nova discussão sobre os trabalhadores sem lotação fixa e a mudança de escala da Fundação Saúde.

Além do SindEnfRJ, participaram AsservisaRJ, CES-RJ, Saserj, SatemRJ e Sinfaerj.