SINDENFRJ PARTICIPA DE CAMINHADA DOS SERVIDORES ESTADUAIS

Com concentração no Largo do Machado, às 15h, servidores estaduais fizeram, na última quarta-feira (25/09), uma caminhada até o Palácio Laranjeiras, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, para protestar contra a administração do governador Cláudio Castro. A manifestação, que contou com a participação de dezenas de pessoas, teve o intuito de exigir de Castro o cumprimento do acordo de recomposição salarial. A diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) participou do ato ao lado de diversos outros movimentos sindicais.

O protesto também serviu para que os servidores se insurgissem contra o Decreto 49.292/24, que desvia royalties do Estado do Rio para quitar dívidas com a União. Dessa forma, a Rioprevidência acaba sendo prejudicada com a retirada de verbas oriundas dos royalties. Os sindicatos alertaram que, sem os recursos, o pagamento de aposentadorias e pensões será diretamente afetado, provocando um verdadeiro caos na vida de diversas pessoas que dependem desses benefícios.

Presidente do SindEnfRJ, Elizabeth Guastini destacou, durante o protesto, a necessidade urgente do pagamento integral do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos profissionais da Saúde estadual. De acordo com ela, a passeata simbolizou a força coletiva dos trabalhadores fluminenses e foi um passo importante na luta por Justiça e valorização do serviço público. Do SindEnfRJ, além de Elizabeth, também estiveram no ato a Primeira Tesoureira Mônica Armada; a secretária de Assuntos Coletivos e Acordos Jurídicos, Izadora Inácio da Silva; o secretário de Imprensa e Comunicação, Lenildo Thurler; e a secretária de Formação Cultural e Pesquisa, Aline Duque Alves.