SINDENFRJ PARTICIPA DE CAMINHADA DOS SERVIDORES ESTADUAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Com concentração no Largo do Machado, às 15h, servidores estaduais fizeram, na última quarta-feira (25/09), uma caminhada até o Palácio Laranjeiras, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, para protestar contra a administração do governador Cláudio Castro. A manifestação, que contou com a participação de dezenas de pessoas, teve o intuito de exigir de Castro o cumprimento do acordo de recomposição salarial. A diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) participou do ato ao lado de diversos outros movimentos sindicais.

O protesto também serviu para que os servidores se insurgissem contra o Decreto 49.292/24, que desvia royalties do Estado do Rio para quitar dívidas com a União. Dessa forma, a Rioprevidência acaba sendo prejudicada com a retirada de verbas oriundas dos royalties. Os sindicatos alertaram que, sem os recursos, o pagamento de aposentadorias e pensões será diretamente afetado, provocando um verdadeiro caos na vida de diversas pessoas que dependem desses benefícios.

Presidente do SindEnfRJ, Elizabeth Guastini destacou, durante o protesto, a necessidade urgente do pagamento integral do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos profissionais da Saúde estadual. De acordo com ela, a passeata simbolizou a força coletiva dos trabalhadores fluminenses e foi um passo importante na luta por Justiça e valorização do serviço público. Do SindEnfRJ, além de Elizabeth, também estiveram no ato a Primeira Tesoureira Mônica Armada; a secretária de Assuntos Coletivos e Acordos Jurídicos, Izadora Inácio da Silva; o secretário de Imprensa e Comunicação, Lenildo Thurler; e a secretária de Formação Cultural e Pesquisa, Aline Duque Alves.