A LUTA NÃO TEM FIM! MARCOS E EDMA VALADÃO PRESENTES!

Há 25 anos, ocorria um crime brutal que abalou a Enfermagem e que causou (e ainda causa) muita indignação: o assassinato de Marcos e Edma Valadão. Eles foram mortos em um sinal de trânsito por dois motoqueiros com tiros à queima-roupa. Marcos e Edma presidiam as duas maiores entidades da categoria no Estado do Rio: a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e o Sindicato dos Enfermeiros do Rio (SindEnfRJ). Na época, estavam denunciando diversas irregularidades que envolviam desvios de recursos no sistema Cofen-Coren. O crime só foi julgado em 2024 e, como mandante, foi condenado Gilberto Linhares, presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em 1999. As irregularidades que eles tanto denunciaram acabaram sendo comprovadas pela Polícia Federal.

A atual diretoria do SindEnfRJ aproveita para expressar, nesta data, tristeza pelo fato acontecido e insiste em reforçar que segue aguardando por justiça. Edma e Marcos eram companheiros muito queridos que estavam lutando com dignidade e coragem por toda uma categoria. O sindicato lamenta a violenta partida de ambos, pois eles fazem muita falta na jornada em prol de mais respeito e dignidade para os profissionais da Saúde no Rio e em todo o país. Edma e Marcos estarão sempre presentes em nossos passos! A luta não tem fim!