CATEGORIA DECIDE MUDAR RUMO DA GREVE NA REDE DE SAÚDE DO RIO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Depois de uma assembleia realizada, nesta segunda-feira (17/07), em frente ao Hospital Souza Aguiar, no Centro, o Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) anunciou que a categoria decidiu que 70% dos estatutários da rede municipal de Saúde do Rio irão aderir à greve. Com isso, apenas 30% dos profissionais permanecerão em serviço. De acordo com o presidente do SindEnfRJ, Marco Schiavo, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RJ) não tem competência para legislar sobre a paralisação na rede pública. Assim, a liminar que define que apenas 20% possam parar aplica-se somente às OS e ao Rio Saúde.

 

No caso dos servidores estatutários do Estado, o que vale é a Lei de Greve, ou seja, 70% dos profissionais da rede, das OS e da Fundação Saúde estão autorizados a participar e 30% devem permanecer em seus postos de trabalho. Logo após a assembleia desta segunda no Souza Aguiar, os enfermeiros iniciaram uma caminhada que tomou parte da Avenida Presidente Vargas e se encaminharam até a Candelária. A categoria já definiu o próximo encontro. Será nesta sexta-feira (21/07), a partir das 11h, com um ato unificado em frente ao Hospital Federal de Ipanema, na Rua Antônio Parreiras. 

 

A Enfermagem do Rio encontra-se em greve por tempo indeterminado desde o último dia 6 de julho. A principal reivindicação é o pagamento do Piso Nacional aprovado pelo Congresso em 2022, além do PCCS do Rio e da não privatização de hospitais no estado.