DIRETORA DO SINDICATO ENCONTRA LULA E MINISTROS EM BRASÍLIA

Uma extensa agenda de eventos e reuniões marcou a passagem da diretora do Sindicato dos Enfermeiros do Rio (SindEnfRJ) e coordenadora-geral do Fórum Nacional de Enfermagem, Líbia Bellusci, pela capital federal nos últimos dias. Líbia participou, na quinta-feira (19/01), do encontro de entidades sindicais com o presidente Lula e o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, no Palácio do Planalto. Na quarta-feira (18/01), ela entregou a Lula uma carta solicitando a edição de uma Medida Provisória que defina a distribuição dos recursos para os entes previstos na Emenda Constitucional 127/22. Dessa forma, a diretora acredita que possa haver pagamento imediato do Piso Nacional da Enfermagem.

Na quinta-feira, o Fórum Nacional de Enfermagem também se encontrou com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, com o intuito de discutir a questão salarial. Nísia informou que a portaria que cria o Grupo de Trabalho relativo à efetivação do piso nacional da categoria está vigente desde o dia 17 de janeiro. Em dez dias, o Fórum apresentará ao Ministério um relatório com subsídios para a implementação da lei que instituiu a valorização do salário dos profissionais de Saúde. No próximo dia 30 de janeiro, haverá uma nova reunião do Fórum com Nísia. No encontro com a ministra, estiveram presentes ainda os deputados federais Mauro Benevides Filho (PDT-CE) e Leônidas Cristino (PDT-CE) e a deputada distrital Dayse Amarílio (PSB).

A agenda de Líbia seguiu com reuniões com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com os secretários Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, e de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes. Além da implementação do piso, foram discutidos outros assuntos, tais como ensino à distância da área de Saúde, privatização dos serviços, elaboração de uma política especial para os profissionais de Saúde sequelados pela Covid-19, plano estratégico para proteger os trabalhadores da Enfermagem, retomada da Política Nacional de Atenção Básica (Pnab) e aumento da residência da Enfermagem em Saúde da Família.