Mônica Armada, presidente do SindEnfRJ, e a diretora Líbia Bellusci estiveram no Hospital Souza Aguiar nesta quarta-feira (18) e constataram: na sala verde não tem enfermeiro, bem como na enfermaria e em vários outros setores. Faltam 167 enfermeiros e 452 técnicos. Isso sem falar dos profissionais de outras categorias. Há tempos o sindicato e diversas entidades cobram e pressionam as autoridades de saúde do município por uma solução para o problema. Mas até hoje praticamente nada foi feito
E agora ? Como combater a maior pandemia que se abate sobre o país em 100 anos com essa grave carência de pessoal ? É urgente que os concursados sejam convocados imediatamente.
E não é só. A recomendação é que os capotes a serem usados pelos profissionais sejam impermeáveis, o que não vem ocorrendo no Souza Aguiar. O sindicato exige que os Equipamentos de Proteção Individual disponibilizados para os enfermeiros sigam rigorosamente os padrões de proteção adequados. Quem salva vidas tem que ter a vida protegida.