Por CUT-Rio
O ato convocado pela CNTE, Centrais Sindicais, Movimentos Estudantis e Movimentos Sociais se concentrou na Candelária a partir das 15 horas desta terça-feira (13) no que foi chamado de 3ª Tsunami da Educação.
Reunindo cerca de 40 mil pessoas, o ato seguiu pacífico em direção a sede nacional da Petrobrás, também no Centro do Rio de Janeiro. Alternando falas de estudantes com trabalhadores o foco deste ato foi contra os cortes na educação, contra o Future-se e pelo FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
Mesmo com forte chuva e ventos, o público presente não dispersou e seguiu em marcha cantando palavras de protesto contra o presidente Jair Bolsonaro e em favor da educação. Também foram ouvidas palavras que questionavam perguntas contundentes sobre os recorrentes escândalos do governo federal, como o paradeiro de Queiroz.
Durante o dia aconteceram diversas aulas públicas em 27 localidades do Estado, em todas as regiões, com o propósito de alertar a população sobre o que se passa no horizonte próximo de eventos no que tange a educação e a soberania nacional. Ao fim, todos os atos convergiram em caravanas para o Centro do Rio.