Na tarde desta quarta-feira, 15 de maio, representantes dos sindicatos dos enfermeiros, dos auxiliares e técnicos, do Coren e do MAE (Movimento Ativistas dos Enfermeiros), além da deputada estadual Enfermeira Rejane, se reuniram com João Bertier, procurador do Ministério Público do Trabalho. Mônica Armada, presidente do SindEnfRJ, compareceu ao encontro.
Os enfermeiros pediram o apoio do MPT para que os empresários da saúde cumpram a nova lei do piso aprovada pela Alerj, já que eles recorreram à justiça e dão seguidas demonstrações de desrespeito institucional ao não pagarem os salários com base na nova lei. Há uma grande preocupação com a judicialização, uma vez que a lei só vale até 31 de dezembro deste ano e os profissionais de enfermagem correm o risco de serem prejudicados de forma irreversível.
João Bertier incentivou o ingresso de ações civis públicas por parte das entidades e disse que vai discutir uma solução para o problema com seus pares do MPT, além de convocar os donos de clínicas e hospitais para conversar sobre o assunto.