Nesta quarta-feira, 19 de dezembro, o SindEnfRJ esteve reunido com os enfermeiros do Hospital Federal do Andaraí, para discutir propostas alternativas ao ponto eletrônico.
Foi apresentada a proposta baseada na portaria 587/15, artigo 18, inciso II, que prevê o retorno ao registro manual por assinatura de folha de ponto até que todas as inconsistências do SIREF sejam resolvidas.
Surgiu também a proposta de retorno ao ponto manual, conforme o artigo 6º do decreto 1590/95, rejeitando o controle de frequência biométrico por não se coadunar com a realidade do trabalho na saúde federal.
Os enfermeiros relataram as falhas, as inconsistências e a vulnerabilidade do sistema de ponto eletrônico vivenciadas este ano, o que é reconhecido inclusive pelo Ministério da Saúde.
Em votação, os enfermeiros aprovaram a volta ao registro de ponto manual por assinatura até que todas as inconsistências do SIREF sejam sanadas. O sindicato levará esta proposta para debate e aprovação de toda a rede federal. Na sequência, ela será encaminhada ao Ministério da Saúde.