RIOSAÚDE DESCUMPRE A JUSTIÇA QUANTO AO PLANO DE SAÚDE E À FOLGA

A Empresa Municipal de Saúde (RioSaúde) vem descumprindo sistematicamente decisões judiciais garantidas por processos movidos pelo Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindenfRJ). Em um deles, a autarquia tem se negado a restabelecer o plano de Saúde dos enfermeiros e seus dependentes apesar da determinação da Justiça para que o benefício seja novamente concedido. Em outro caso, a RioSaúde segue ignorando o dissídio coletivo de greve, deixando de marcar a folga prometida para 2025 para alguns dos funcionários grevistas que tenham sido contratados até dezembro de 2024. O SindenfRJ está de olho e pretende atuar junto aos enfermeiros para que seus direitos não sigam sendo desrespeitados pela empresa municipal administrada pela Prefeitura do Rio.

No que diz respeito ao plano de Saúde, o sindicato informou à Justiça que a RioSaúde ainda não restabeleceu o benefício aos seus funcionários. Em despacho de agosto de 2025, a juíza substituta Aline Gomes Siqueira determinou o retorno da concessão do plano de Saúde em até 45 dias. Se isso não acontecesse, a empresa estaria sujeita à multa diária de R$ 500 por trabalhador. O SindenfRJ vai insistir na aplicação desta multa até que o benefício seja restabelecido. Quanto à folga dos grevistas, o sindicato pede aos enfermeiros que exijam seus direitos junto ao RH de cada unidade. Mas se, mesmo assim, não conseguirem garantir o dia prometido no dissídio, entrem em contato com o SindenfRJ para que as medidas cabíveis possam ser tomadas.

O e-mail do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro é sindenfrj@sindenfrj.org.br e os telefones para informações são os seguintes: (21) 3190-5046 e (21) 2220-4296.