A insatisfação da Enfermagem com o tratamento que os profissionais de Saúde têm recebido da administração do prefeito do Rio, Eduardo Paes, motivou a realização, na última quarta-feira (10/12), de uma reunião de enfermeiros na nova sede do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindenfRJ), no Centro. Na pauta de discussões, assuntos como o 14° salário, a recomposição salarial e o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) do município. Uma nova reunião será convocada em janeiro para que as respostas das autoridades competentes sejam avaliadas e para que novas estratégias sejam traçadas.
O SindenfRJ também pretende articular com os demais sindicatos que representam os trabalhadores para que, juntos, possam cobrar da Prefeitura mais diálogo e respeito.
No encontro dessa quarta, difiniu-se que, com relação aos acordos de resultados, ou seja, ao 14° salário, um ofício será enviado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), solicitando os critérios técnicos utilizados e o cronograma de pagamentos. Quanto à recomposição salarial, o Dieese foi acionado para elaborar um estudo técnico sobre as perdas da Enfermagem, o que possibilitará cobranças ao Ministério Público (MP-RJ) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) pela fiscalização dessa recomposição. Já com relação ao PCCS municipal da Saúde, o sindicato promoverá reuniões com parlamentares e com outras entidades sindicais para tratar do assunto.