Jornal GGN – Pela primeira vez, a Universidade de São Paulo perdeu a liderança em ranking de universidades elaborado pela Folha de S. Paulo. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) obteve 97,46 pontos na avaliação e ficou em primeiro na avaliação das instituições.
O ranking é baseado em cinco indicadores e a USP não pontuou em um dos componentes do indicador de ensino que leva em consideração a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), já que a universidade não participa da prova.
A Unicamp lidera o ranking de cursos, com o primeiro lugar em 14 deles. A USP, que ocupava a liderança em 29 cursos, hoje está em primeiro apenas em nove de 40 carreiras avaliadas.
Segundo a Folha, uma das razões que fizeram a UFRJ ficar em primeiro foram o crescimento da área de petróleo nos últimos anos e também a diversificação no perfil dos alunos.
É na Federal do Rio de Janeiro que está a Coppe, seu principal centro de pesquisa, criado nos anos 60 em parceria com a Petrobras. Com mais de 100 laboratórios, a Coppe desenvolveu parte da tecnologia que permite a extração do pré-sal.
Fonte: http://jornalggn.com.br/noticia/usp-perde-lideranca-para-ufrj-em-ranking-universitario