65º CBEn aprova manifesto pela jornada de 30h

Documento critica legislativo e executivo pela “morosidade para aprovação do PL 2295/2000”

O 65º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn), realizado no Rio durante a última semana, aprovou um manifesto pedindo aprovação imediata da jornada de 30 horas e criticando o legislativo e o executivo federais pela “morosidade para aprovação do PL 2295/2000”.

“A inexistência de regulamentação de uma jornada de trabalho é uma dívida do Estado Brasileiro com a categoria que há mais de 50 anos luta pela regulamentação de uma jornada de 30 horas semanais. (…) esta regulamentação protege quem oferece e quem recebe os cuidados de Enfermagem”, diz parte do documento lido no encerramento do CBEn pela professora Ivone Cabral, que acaba concluir seu mandato na presidência da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben Nacional), entidade organizadora do evento.

Sindicato no 65º CBEn

Durante todo o Congresso, o SindEnfRJ manteve um estande para atender os enfermeiros sobre a atuação do Sindicato e as lutas da categoria. No local, foram exibidos vídeos e distribuídos materiais de interesse dos enfermeiros. O estande também abrigou a encenação de um esquete da Companhia Emergência teatral sobre a luta pela jornada de 30 horas. O SindEnfRj também participou da mesa de abertura do CBEn, representado pela presidenta Mônica Armada.