1° DE MAIO: VEREADORES TRATAM PCCS COM PREFEITO EDUARDO PAES

A Intersindical da Saúde esteve, na última terça-feira (25/04), com o presidente da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, vereador Carlo Caiado (PSD), para tratar do PCCS do município do Rio e da necessária negociação entre entidades sindicais e Prefeitura prevista para o Dia do Trabalhador. O diretor Lenildo Thurler participou do encontro como representante do Sindicato dos Enfermeiros do Rio (SindEnfRJ). De acordo com ele e com demais participantes de entidades sindicais presentes, o Executivo municipal alega que a proposta financeira apresentada na Mesa de Negociação do SUS é inviável. Mas, o prefeito Eduardo Paes não apresentou nenhuma contraproposta.

Lenildo salientou que a remuneração de enfermeiras e enfermeiros no município do Rio é aviltante, com média que não alcança três salários mínimos, muito pouco para quem salva e cuida de vidas humanas. Os sindicatos acreditam que a Prefeitura do Rio está fazendo economia de caixa, metendo as mãos no bolso do servidor, mantendo, inclusive, os triênios congelados. Representantes do SindEnfRJ e de outras entidades revelaram que podem rever a pauta financeira do PCCS, alinhando a proposta com os valores do Piso Nacional da Enfermagem. No próximo 1° de maio, Carlo Caiado e os vereadores da Comissão de Saúde da Câmara irão se reunir com Eduardo Paes para tratar do assunto.

Depois, um novo encontro entre os sindicalistas e os parlamentares será marcado. Os trabalhadores também dizem que outro ponto possível de ser discutido refere-se à composição do Adicional de Qualificação.